Use as redes sociais como ferramenta de marketing para o seu negócio

Para onde quer que olhemos, as redes sociais estão por toda parte. Praticamente ninguém no mundo atual vive sem elas, seja para se informar, se conectar com as pessoas ou fazer negócios. Aliás, utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing para fazer negócios é imprescindível para quem busca conquistar novos clientes, vender mais e não ser engolido pela concorrência.

Celular

Logo, se você possui uma marca, saiba que é possível se beneficiar com essa ferramenta de marketing. Mas antes de começarmos, vamos a alguns números?

O Facebook, por exemplo, é hoje a rede social mais utilizada no mundo, com 2,8 bilhões de pessoas online na plataforma. Para os negócios, esse número possui um imenso valor. Tudo porque quanto mais usuários ativos na ferramenta, mais chances as empresas têm de alcançá-los com seus anúncios de produtos ou serviços e até mesmo para as estratégias de marketing, como buscar posicionamento da marca no mercado e na mente do público, ações para estimular o desejo de compra no consumidor em determinado ponto de venda.

Como falamos no início do texto, as redes sociais se incorporam na vida das pessoas em todas as dimensões possíveis. Tanto que uma pesquisa da All iN | Social Miner, feita em parceria com as empresas Opinium Box e Etus, revelou que 76% dos entrevistados costumam pesquisar produtos pelas redes sociais antes de fazer uma compra.

E se você perguntar a uma pessoa próxima se ela tem esse hábito ou já fez isso pelo menos uma vez, provavelmente ela irá responder que sim. Isso porque o crescimento do consumo online e das redes sociais formam esse ambiente favorável para as marcas e os consumidores se beneficiarem mutuamente.

As pessoas estão conectadas o tempo todo, seja pelo celular iPhone, Sansung, Motorola, não importa, todos os usuários são clientes em potencial.

Por isso, para as empresas, utilizar essas plataformas como ferramenta de marketing não é somente uma questão comercial, mas também de sobrevivência.


Mas afinal, o que é uma ferramenta de marketing?

Nesta seção, antes de sugerirmos as melhores plataformas e como atuar em cada uma, queremos explicar resumidamente o que é uma ferramenta de marketing. Pode parecer óbvio esclarecer isso, já que as redes sociais se transformaram em uma poderosa ferramenta de marketing.

No entanto, as ferramentas de marketing vão além das redes sociais. Elas englobam um universo de plataformas ou técnicas com objetivos diferentes que podem atuar de forma isolada ou complementar a outras (vendas, relacionamento, plano de negócios, pesquisa de dados, mensuração de resultados, gerenciamento de perfis nas redes sociais, automação de marketing, e-mail marketing etc.).

Um exemplo são as ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), que oferecem muitos recursos que aliam as estratégias de relacionamento com o cliente, a área de vendas e de marketing.

Com base nisso, você pode construir uma estratégia de marketing fazendo uso de muitas dessas ferramentas de forma paralela e de acordo com a sua necessidade. Inclusive, esse é o melhor caminho para obter mais resultados nos negócios.


Facebook como ferramenta de marketing

Agora que você já entendeu que uma ferramenta de marketing tem diversas funcionalidades e áreas de abrangência, vamos falar especificamente das redes sociais. Sem dúvida, não podemos negar que o Facebook é uma ferramenta de marketing para e-commerce muito poderosa. Com ele é possível testar muitas estratégias de comunicação e acompanhá-las para verificar se você está no caminho certo.

Mas a nossa principal dica, antes de criar a conta da sua empresa na plataforma, é: conheça bem o seu público-alvo. Isso significa que nada adianta traçar uma estratégia de marketing no Facebook se a sua audiência não está presente nele.

Então, neste caso, lembre-se de fazer uma pesquisa de público-alvo completa para entender o perfil do cliente que você tem ou que você quer alcançar. Depois de conferir que a sua audiência está ativa nessa ferramenta, você pode lançar mão de diversas ações. Tais como:

  • Divulgação de conteúdo do seu blog;
  • Publicação de materiais ricos e únicos (e-books, podcast etc.);
  • Eventos e novidades;
  • Lançamento de produtos ou serviços;
  • Divulgação de cupons de desconto, ofertas;
  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente (interações).

Instagram como ferramenta de marketing

É lógico que não poderíamos deixar de fora a rede social queridinha dos brasileiros, o Instagram. De acordo com a empresa alemã de dados de mercado e consumidores, Statista, o Brasil é o 3 º país com mais usuários ativos no Instagram em 2021, sendo 99 milhões de pessoas que estão todos os dias interagindo, consumindo conteúdos, memes, trocando conhecimento e, claro, pesquisando sobre as marcas e seus produtos.

Dessa forma, se os seus potenciais clientes estão nessa plataforma e a sua empresa não, é possível afirmar que você está perdendo muitas oportunidades de vendas e crescimento no mercado. A começar pelo fato de que a própria ferramenta é, por si só, uma verdadeira vitrine para qualquer marca.

Quem faz uso de boas práticas no Instagram como ferramenta de marketing digital consegue se destacar e ter excelentes resultados nas vendas. Nela, é possível valorizar as imagens dos seus produtos ou serviços, promover publicações pagas para alcançar mais pessoas, utilizar a variedade de recursos que ela oferece às marcas.

Aliás, este último ponto coloca a rede social como a favorita para os consumidores e empresas. É que o Instagram está sempre lançando funcionalidades para melhorar a experiência do cliente. Entre elas, estão:

  • Stories;
  • Reels;
  • IGTV;
  • Live;
  • Guias;
  • Instagram Shopping;
  • Parceria paga.

Para encerrar este artigo, vamos reforçar que no Instagram a regra é a mesma: antes de criar a sua conta comercial, pesquise profundamente o seu público-alvo e entenda se ele utiliza a plataforma. Essa é uma dica básica e que vale para qualquer estratégia, principalmente quando falamos do uso de ferramentas de marketing!

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